1º TEAcolher será realizado em Orleans
Evento marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) designou 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo visando aumentar a conscientização em níveis social, familiar e em relação às crianças.
A campanha tem o objetivo de combater o preconceito e a discriminação por meio de informações, eventos e iniciativas focadas no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O TEA, conhecido como autismo, é um transtorno neurológico que afeta o desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas e cognitivas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge 1 em cada 160 crianças no mundo.
De acordo com Débora Schuelter, fonoaudióloga, pós graduada em ABA para educação de pessoas com autismo e pós graduanda em autismo, hoje em dia, muitos adolescentes e adultos procuram o consultório e saem com o diagnóstico positivo para o TEA. “Eles relatam que desde a infância tinham dificuldades, atraso, dificuldades de socializar e de fazer amigos e não entendiam o porque dessas dificuldades”.
Pensando em combater o preconceito e informar mais a população sobre o autismo, Orleans realiza o 1° TEAcolher, no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.
O evento que acontece durante todo dia, será dividido em dois momentos, na parte da manhã, a partir das 8h30, o acolhimento dos pais ou responsável, com troca de experiências e roda de conversas com dinâmicas como a musicoterapia. Já na parte da tarde, o momento é para toda a família e população com piquenique e brincadeiras.
A fonoaudióloga sugere que as famílias levem o alimento de casa, já que muitas crianças com autismo, possuem alguma seletividade na alimentação.
Em parceria com o Lions Clube, a organização do evento pede que seja levado 1k de alimento não perecível. As inscrições podem ser realizadas através do whatsapp (48) 99982-8773 (Débora).
Confira entrevista completa neste link!