Secretário de Saúde de Orleans dá detalhes sobre a redução de exames laboratoriais
Após os laboratórios credenciados não renovarem o contrato, um novo laboratório iniciou as coletas no município
Desde o dia 1º de abril, após a não renovação do contrato com a prefeitura de Orleans por parte dos quatro laboratórios de análises clínicas, a realização de exames laboratoriais foi prejudicada no município.
Em entrevista ao Jornal da Guarujá, na manhã desta terça-feira, dia 4, o secretário de Saúde de Orleans Murilo Debiasi Ferrareis, contou que o não interesse em renovar o contrato junto ao município surgiu dos laboratórios que, desde o ano passado solicitavam uma atualização com aumento no repasse dos valores dos exames.
“Desde o final do ano passado os laboratórios vinham fazendo requerimento em conjunto de realinhamento de preço, solicitando complementação com valores acima do valor da tabela SUS, isso impactaria em recursos do município. Sabemos que a tabela SUS não é reajustada há muitos anos, desde a sua criação pelo Ministério da Saúde. Todo um estudo foi realizado e em janeiro tivemos reunião do conselho, onde o mesmo foi aprovado e colocado a taxa de coleta de R$5 por paciente atendido”.
O secretário destacou que mesmo após essa complementação de R$ 5, por paciente atendido, os quatro laboratórios manifestaram o desinteresse em renovar o contrato.
Com a falta de interesse, a secretaria municipal buscou então alternativas para minimizar esta situação, a partir de hoje, um novo laboratório contratado via consórcio CISAMREC, iniciou os atendimentos.
O secretário afirmou que neste primeiro momento, os exames serão aprovados conforme o critério de priorização do SUS.
Durante a entrevista Murilo Debiasi destacou o fato de que os laboratórios que não optaram por renovar o convênio, estarem prestando serviços para municípios vizinhos que pagam o valor da tabela SUS. “O que me chama atenção é que desses laboratórios que se descredenciaram aqui do município de Orleans, dizendo que o o valor SUS é insuficiente continuam prestando serviço pro município vizinho de Lauro Müller no valor tabela SUS e também tem um deles que atende no município de Urussanga pelo valor tabela SUS, isso que é difícil até de entender da parte dos prestadores”.
O secretário municipal de saúde, destacou que com apenas um laboratório prestando o serviço de exames laboratoriais, 70% das demandas serão atendidas, mas que a secretaria está em busca de novos laboratórios para atender toda a população.
Confira entrevista completa: