“Agora que são elas”. Conheça a história de Janes Aparecida
Janes Aparecida de Lorenzi de Oliveira, nascida em 28 de junho de 1966 na comunidade de Palmeira do Meio, em Orleans, dedicou sua vida a servir sua comunidade. Crescendo com seus avós e seis irmãos em uma casa, Janes aprendeu desde cedo como cuidar dos outros. Aos seis anos de idade, sua família se mudou para três quilômetros da escola mais próxima, então ela esperou que seu irmão tivesse companhia na viagem. Iniciou seus estudos aos oito anos de idade e, aos doze, começou a servir a comunidade ajudando na catequese, cantando no coro e aprendendo a limpar e decorar a casa do Senhor.
Depois de terminar seus estudos elementares, Janes teve que retornar aos campos para sustentar sua família. Seu sonho de continuar a educação parecia fora de alcance, mas isso não a impediu de continuar a servir sua comunidade. Casou-se com Joel José de Oliveira aos vinte anos e juntos tiveram três filhos: Ejóikcer, Tueilon e Andriel.
O compromisso de Janes com o voluntariado chamou a atenção da unidade de saúde local, e ela foi convidada a se tornar agente de saúde pela enfermeira Carla Ghisi. Apesar da distância e da dificuldade de viajar, Janes aceitou o convite e começou uma nova fase em sua vida, que lhe permitiu aprender ainda mais sobre servir ao próximo.
Em 2004, quando Gelson Luiz Padilha estava no comando da cidade, Janes continuou a ajudar sua comunidade e a aprender com as pessoas ao seu redor. Ela completou seus estudos do ensino médio em 2017 e obteve uma pontuação impressionante de 8 no exame do ENEM, o que lhe permitiria frequentar a faculdade. No entanto, sua dedicação à sua comunidade e suas responsabilidades como mãe e agente de saúde a impediram de prosseguir a educação na época.
O compromisso de Janes com seus colegas e seu foco na lei a levaram a ser eleita presidente do SINTRAMOR em 2018 e reeleita em 2022. Hoje, Janes é uma orgulhosa mãe de três filhas, um filho adotivo e quatro netos. Apesar das suas muitas responsabilidades, continua a trabalhar como agente de saúde, voluntária e Presidente do SINTRAMOR. Janes não espera nada dos outros, mas ela sempre exige mais de si mesma e permanece certa de que, no final, será ela e Deus
Parabéns por inspirar tantas mulheres, Jane.