Desenvolvimento Ferroviário em Santa Catarina: Secretário Beto Martins destaca avanços e desafios
Em entrevista ao Jornal do Guarujá, o Secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias aborda a formação de Grupo de Trabalho Multidisciplinar e projetos cruciais para transferências de infraestrutura ferroviária no estado
Na manhã desta quinta-feira, 21, o Secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, concedeu uma entrevista ao Jornal da Guarujá, onde abordou temas cruciais relacionados ao desenvolvimento ferroviário no estado.
Uma das principais notícias apresentadas foi a formação de um Grupo de Trabalho multidisciplinar, composto por diversas entidades e empresas, com o objetivo de contribuir para o avanço do setor ferroviário em Santa Catarina. Entre os membros do grupo estão a Secretaria de Estado de Portos Aeroportos e Ferrovias, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, a FACISC, a FIESC, a Ferrovia Tereza Cristina, a Rumo, a SCPAR, o Porto de São Francisco do Sul, o Porto de Imbituba, a Portonave, o Porto de Itapoá e o Porto de Itajaí.
Beto Martins destacou a importância desse grupo multidisciplinário, salientando que o último projeto ferroviário inaugurado em Santa Catarina remonta a 1969, o que representa uma lacuna de 54 anos. Ele ressaltou que esse atraso resultou em custos elevados para o estado e prejudicou a competitividade de Santa Catarina em comparação com outros estados que estão investindo intensamente em ferrovias.
O secretário enfatizou a necessidade de expandir a malha ferroviária catarinense para melhorar a logística e o escoamento da produção industrial, especialmente no oeste do estado. A falta de conexões eficientes entre os modais tem causado perdas na indústria e na economia catarinense.
Beto Martins também detalhou dois projetos em andamento: um que ligará Chapecó a Correia Pinto e outro que conectará Navegantes a Araquari, totalizando 381 km de expansão e aumentando em 50% a malha ferroviária do estado. Ele esclareceu que esses projetos estão em fase avançada, com previsão de conclusão em outubro do ano seguinte.
Além disso, o secretário mencionou a importância de atrair investimento privado para o setor ferroviário, aproveitando as mudanças no marco regulatório que permitiram prazos de concessão de até 99 anos. A atração de investimentos privados, incluindo investidores internacionais, é vista como a melhor maneira de impulsionar o desenvolvimento ferroviário em Santa Catarina.
Na entrevista, também foi abordada a necessidade de uma malha ferroviária mais completa para atender às demandas da região sul do estado, incluindo o Porto de Imbituba. Beto Martins assegurou que novos traçados estão sendo discutidos, e o grupo de trabalho desempenhará um papel crucial na definição dos próximos projetos ferroviários.
A entrevista foi encerrada com a boa notícia de que o governador planeja visitar o sul de Santa Catarina na primeira quinzena de outubro para anunciar a reabertura do aeroporto de Forquilinha, o lançamento do edital de concessão do aeroporto de Jaguaruna e investimentos na revitalização do acesso sul ao Porto de Imbituba.
Confira a entrevista: