Eleições para Conselheiro Tutelar em Orleans: Prepare-se para o dia da votação
Saiba tudo sobre os locais e horários de votação, documentos necessários e a importância do processo para a comunidade
No próximo domingo, dia 1º de outubro, das 8h às 17h, a cidade de Orleans realizará as eleições para escolher os novos Conselheiros Tutelares, importantes agentes que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Para esclarecer detalhes sobre o processo eleitoral, o Jornal da Guarujá entrevistou nesta manhã de quinta-feira, 28, Giani Lolli, Secretária Executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Orleans.
Giani confirmou que as eleições estão marcadas para o dia 1º de outubro e que toda a logística já está preparada. As sessões de votação foram definidas, e todas as escolas estão aptas a receber os votantes do município. Além disso, as equipes de trabalho foram organizadas e treinadas. A Secretária destacou a importância de uma reunião final com a equipe para ajustar os últimos detalhes, pois essa eleição apresenta algumas peculiaridades.
Locais de votação
Os locais de votação foram definidos da seguinte forma:
1. Escola de Educação Básica Toneza Cascaes (4 urnas) – Rua Luiz Pizzolatti Sobrinho, 222, bairro Santista.
2. Escola de Educação Básica Samuel Sandrini (4 urnas) – Rua João Rogério Remor, 22, bairro Conde D´Eu.
3. Escola de Educação Básica Costa Carneiro (4 urnas) – Rua Aristiliano Ramos, Centro.
4. Escola de Educação Básica José Antunes Mattos (1 urna) – Rua Octávio Dalsasso, 168, Pindotiba.
5. Escola de Educação Básica Lauro Pacheco dos Reis (2 urnas) – Rua Giacomo Pilon, 49, bairro Nova Orleans.
É importante ressaltar que alguns eleitores tiveram suas sessões originárias agregadas a outros locais de votação, como mencionado no entrevista, caso haja alguma dúvida, basta acessar este link: https://apps.tre-sc.jus.br/eco/local-votacao e digitar o seu título de eleitor.
Documentos necessários para votar
Para votar, é necessário ter um documento com foto, pois a identificação será feita na ordem alfabética. Giani lembra que as urnas serão divididas em grupos alfabéticos para agilizar o processo. Caso haja alguma dúvida sobre a sessão de votação, os fiscais e mesários estarão disponíveis para orientar os eleitores.
A Secretária Executiva do CMDCA, explica que o processo de votação será realizado por meio de urnas eletrônicas, visando maior agilidade e lisura. Comparado à eleição anterior, houve um aumento no número de locais de votação e urnas disponíveis para reduzir as filas e garantir uma experiência mais confortável aos eleitores.
O resultado das eleições será divulgado após o término das votações, por volta das 19 horas. Serão eleitos cinco titulares entre os seis candidatos. Eles assumirão o cargo no dia 10 de janeiro de 2024.
Giani, ressalta que a participação da comunidade é muito importante, mesmo que a votação não seja obrigatória. Em 2019, houve uma alta participação popular, e espera-se que esse número seja superado neste ano.
Candidatos
Os candidatos que concorrem são: Ana Carla Eing (180); Cilane Redivo (102); Gislaine Goulart Padilha Dorigon (147); Locelir Antunes Vigarani (555); Otavio de Souza Sampaio (678) e Valentim Cesar Alberton (699).
Confira entrevista completa