Prefeita de Urubici compartilha aprendizados em Seminário Internacional de Turismo Sustentável na Alemanha
Mariza Costa destaca importância de implementar práticas sustentáveis e cooperação regional para impulsionar o turismo na região catarinense
A prefeita de Urubici, Mariza Costa, fez parte de uma comitiva organizada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina que participou do Seminário Internacional de Turismo Sustentável na Baviera, região da Alemanha. O seminário ocorreu entre os dias 20 e 27 e teve como foco temas como a gestão de parques, implementação de parcerias público-privadas, turismo sustentável e a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Em entrevista ao Jornal da Guarujá, nesta segunda-feira, 30, Mariza compartilhou sua experiência no seminário e a importância de trazer conhecimentos e práticas sustentáveis para a região. Ela destacou a diferença na abordagem à gestão de parques e à questão do lixo na Alemanha, onde a responsabilidade pelo lixo é colocada nas mãos dos moradores. Isso é algo que pode ser implementado na região para promover a sustentabilidade e a preservação.
A prefeita também mencionou a possibilidade de os alemães visitarem a região para compartilhar conhecimentos e ideias sobre a gestão de parques, educação ambiental e sustentabilidade. A Alemanha é conhecida por sua abordagem educacional rigorosa em relação ao lixo, e essa experiência pode ser valiosa para a região.
Além disso, a prefeita falou sobre a importância de melhorar a infraestrutura e a preparação da região para receber turistas, considerando o rápido crescimento do turismo em Urubici. Ela ressaltou a necessidade de cooperação entre os municípios e a formação de associações ou cooperativas para promover o turismo regional.
Além disso, Mariza Costa abordou a necessidade de melhorias nas estradas e na pavimentação, destacando a importância da serra do Corvo Branco e a expectativa de que a pavimentação seja realizada em breve. Ela ressaltou a importância de ter estradas asfaltadas para aumentar a mobilidade e segurança dos visitantes na região.
Confira entrevista completa: