Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Ulisses Gabriel, delegado-geral de SC, analisa conflito israelense e critica comparação com Holocausto

Por Rádio Guarujá21/02/2024 13h57
Foto/Reprodução Polícia Civil

Recentemente, o presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, gerou uma polêmica global ao criticar as ações de Israel contra o grupo terrorista Hamas, comparando-as ao holocausto. Essa declaração provocou reações em todo o mundo, inclusive uma resposta veemente do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, recentemente realizou uma visita a Israel em busca de tecnologia e conhecimentos sobre segurança pública. Sua experiência no país do Oriente Médio foi marcada por uma série de observações significativas.

Em entrevista ao Jornal da Guarujá, o delegado-geral destacou a democracia de Israel e sua experiência positiva ao visitar instituições como a Suprema Corte e a Câmara dos Deputados. Ele descreveu Tel Aviv como uma cidade progressista e Jerusalém como mais conservadora, mas ressaltou a convivência pacífica entre judeus e palestinos, representando 20% da população israelense.

“Israel é um estado extremamente democrático. Nós visitamos a Suprema Corte, visitamos a Câmara dos Deputados e vários órgãos de segurança pública em Israel. A experiência foi extremamente positiva porque amplas discussões naquele país sobre os mais diversos temas”, disse.

O delegado também fez uma breve análise histórica, destacando as diásporas judaicas ao longo dos séculos e a importância do retorno dos judeus à sua terra natal. Ele enfatizou o desenvolvimento tecnológico de Israel e suas parcerias comerciais com países árabes, como os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita.

“Israel trabalha para garantir a segurança pública e tem diversos investimentos em diversas áreas que hoje são importantes para a agricultura, para o desenvolvimento econômico, na tecnologia de segurança pública e vários países árabes têm feito relações comerciais com Israel”, explicou Ulisses Gabriel.

Ulisses Gabriel criticou as declarações do presidente Lula, argumentando que as ações de Israel contra o Hamas não podem ser comparadas ao holocausto. Ele ressaltou que o Hamas é um grupo extremista que ataca Israel, e a resposta do país é uma medida legítima de autodefesa.

“A ação de Israel é para combater o Hamas, então é algo totalmente despropositado a manifestação do Presidente da República que compara essa situação na faixa de Gaza com o holocausto porque é algo totalmente diferente”, destacou o delegado-geral.

Ulisses Gabriel expressou preocupação com a falta de compreensão do presidente sobre a história e a situação atual do Oriente Médio.

“Não sei se ele está com algum problema de debilidade ou se está ficando senil, mas o fato é que o que eu vi em Israel, a recepção dada pelo povo, a luta, a grande vontade de fazer diferente dos povos israelenses, buscando agregação, é algo totalmente importante”, acrescentou.

Para Ulisses Gabriel, sua visita a Israel foi uma experiência enriquecedora, destacando o espírito empreendedor e a busca por soluções inovadoras por parte do povo israelense. Ele encerrou a entrevista reiterando a importância de reconhecer e valorizar os esforços de Israel para garantir sua segurança e desenvolvimento.

0
0

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS