Operação 123 Boleto: Polícia Civil desmantela golpe milionário em Santa Catarina
Na manhã desta quarta-feira,13, o Jornal da Guarujá teve a oportunidade de conversar com o Dr. Ulisses Gabriel, delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, sobre a operação recentemente deflagrada pela Delegacia de Defraudações (DEIC) em dois municípios do estado, Balneário Camboriú e Garopaba.
“A Polícia Civil desencadeou ontem a operação 123 Boleto, que cumpriram mandados de busca e apreensão e bloqueios judiciais de patrimônios financeiros e também patrimônios materiais de criminosos que estavam aplicando golpes”, explicou o Dr. Ulisses Gabriel.
Os criminosos se faziam passar por uma empresa oferecendo descontos de até 50% no pagamento de boletos utilizando milhas. Contudo, ao invés de oferecerem serviços legítimos, utilizavam artimanhas para lesar suas vítimas.
“Essa operação é mais uma resposta da Polícia Civil às vítimas desses crimes que acabam tendo um patrimônio perdido por parte de indivíduos que aplicam esses golpes”, ressaltou o delegado.
De acordo com as investigações, apenas uma vítima em Florianópolis sofreu um prejuízo de R$ 180 mil, e o montante total de prejuízos causados por esse golpe ultrapassa os R$ 1,5 milhão. A empresa responsável pelo golpe, era liderada por uma família de Florianópolis, anteriormente investigada por fraude bancária.
“A empresa já respondeu vários inquéritos por fraudes. Eles vendiam veículos de luxo, tinham agência de turismo também. Nós conseguimos aí apreender três veículos, dois deles BMW e uma Land Rover “.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, além de bloqueios judiciais de patrimônios financeiros e materiais dos criminosos.
“São mais de 200 golpes, cerca de 230 golpes que existem e são praticados. A Polícia Civil no governo Jorginho Mello, tem intensificado o trabalho de combate ao crime, é claro que nós temos que evoluir e melhorar muito ainda, em especial o atendimento”, destacou o delegado sobre os desafios enfrentados no combate aos crimes virtuais.
Mudando de assunto, o delgado -geral Ulisses Gabriel também mencionou a retomada das obras do Complexo de Segurança Pública em Forquilinha, após anos de interrupções.
“Em 2023 nós conseguimos organizar uma nova licitação por determinação do governador, e a obra começou no ano passado e por um problema burocrático teve que parar, e agora, a partir de 1º de abril, ela recomeça”.
A previsão é que as obras sejam concluídas até o final do ano de 2024.
“A grande ideia é termos aí uma unidade da Polícia Civil, a delegacia de Polícia da Comarca de Forquilinha, uma estrutura para a Polícia Científica, o antigo IGP, e também uma estrutura para o DETRAN”, acrescentou sobre os objetivos do projeto em Forquilinha.