Universidade Gratuita e Bolsas de Estudo em destaque: Entrevista com Kátia Aurora Sorato
Na manhã desta segunda-feira, dia 25, o Jornal da Guarujá teve a oportunidade de entrevistar Kátia Aurora Dalla Líbera Sorato, coordenadora da Central de Atendimento ao Estudante do UNIBAVE, sobre o tema das universidades gratuitas e as bolsas de estudo oferecidas pelo município de Orleans.
A conversa começou com um panorama sobre como a UNIBAVE tem se preparado para lidar com a questão das universidades gratuitas e explicar o programa para os estudantes que ainda não compreenderam completamente essa iniciativa do governo estadual.
Kátia explicou: “O governo do estado desenvolveu o programa de inscrição à universidade gratuita, que consiste em bolsas de estudo com 100% de gratuidade. Estamos neste momento com o edital de inscrições abertas, onde os interessados devem estar matriculados em um dos cursos de graduação e realizar sua inscrição até amanhã (26) às 19 horas.”
Ela ressaltou a importância do prazo de inscrição e os critérios para participar do programa: “Além de estar matriculado, o estudante precisa ter uma renda per capita de até 4 salários mínimos, ser natural ou morar em Santa Catarina há pelo menos 5 anos, ter cursado o ensino médio em escola pública do estado ou em instituição privada com bolsa integral ou parcial.”
Sobre a procura pelas universidades gratuitas, Kátia afirmou que já havia uma grande demanda, com mais de 400 inscrições até sexta-feira, 22, e que esperavam um aumento significativo nos números.
“As inscrições encerram amanhã às 19 horas, e depois haverá um período para entrega de documentação. Para os ajustes no cadastro, haverá uma nova oportunidade nos dias 8 e 9, também até às 19 horas.”
Sobre a distribuição das bolsas oferecidas pelo município de Orleans, Kátia explicou que a mesma documentação utilizada para o Universidade Gratuita pode ser utilizada para a bolsa municipal, basta o acadêmico informar que quer participar. A coordenadora do CAT também informou que o valor da bolsa depende do número de inscritos que atendem aos requisitos e que não há limitações quanto aos cursos oferecidos. Ela destacou a importância do acesso à educação e o impacto positivo que isso tem na vida dos estudantes e de suas famílias.
Ao final da entrevista, Kátia convidou a todos para conhecerem a instituição e agradeceu pela oportunidade de divulgar o programa de universidades gratuitas e bolsas de estudo.
Confira entrevista completa