1º workshop “Autismo e Inclusão” promovido pelo APA será realizado em Orleans no dia 17
No próximo dia 17 de abril, a APA – Associação Pró Autismo de Orleans, realiza no Centro de Vivências do Unibave, o primeiro workshop “Autismo e Inclusão”, protagonizado por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais renomadas, entre elas, Joana Schuch, Terapeuta Ocupacional; Jessica Beza, Neuropsicopedagoga; Thaicy Schotti e Marcieli Ghisi, Fonoaudiólogas.
O Jornal da Guarujá teve a oportunidade de conversar na manhã desta terça-feira, 9, com Regiane Volpato, presidente da APA de Orleans, e Rubia Borges, vice-presidente, para compreender melhor o propósito deste evento pioneiro.
“Este workshop é um marco para nossa associação, pois é um dos primeiros eventos que estamos realizando desde o início de nossa atuação. Nosso objetivo é fornecer informações essenciais sobre o autismo para a comunidade em geral, escolas, professores e famílias, abordando desde a identificação até o tratamento e condução da vida dos autistas”, expressou Regiane.
Rubia Borges complementou, destacando a importância da disseminação de informações sobre o autismo na comunidade. “Hoje, temos um número bastante expressivo de autistas, tanto no município quanto no mundo todo. Acreditamos que é fundamental trazer mais conhecimento sobre o autismo para a população.”
Durante o evento, haverá uma roda de conversa mediada pelo jornalista e apresentador do Jornal da Guarujá, Herbe Vieira, onde as mães atípicas, como Regiane e Rubia, terão a oportunidade de compartilhar suas experiências. “Queremos trazer um pouco mais de conforto para as famílias atípicas do município e da região, além de promover a conscientização sobre o autismo”, enfatizou Rubia.
As inscrições para o evento são gratuitas, porém as vagas são limitadas. “Já estamos com mais de 200 inscritos e as vagas estão quase esgotadas. Os interessados podem se inscrever através do Instagram @apa.orleans“, informou Regiane.
A presidente e a vice-presidente da Apa, também trouxeram uma excelente notícia para Orleans sobre um projeto de lei recentemente encaminhado à Câmara Municipal de Orleans. O projeto visa conceder acesso à equoterapia para crianças autistas do município. Essa terapia, que envolve o contato com cavalos, tem se mostrado eficaz no desenvolvimento e bem-estar dessas crianças, proporcionando estímulos diversos e uma abordagem terapêutica única.
Segundo Regiane Volpato, presidente da APA, a iniciativa do projeto busca proporcionar às crianças autistas uma oportunidade de terapia diferenciada, que pode trazer benefícios significativos para o seu desenvolvimento. “Ficamos muito felizes com a notícia de que o projeto de lei foi encaminhado à Câmara Municipal. Na próxima segunda-feira, haverá a votação e, se aprovado, será um grande avanço para as crianças autistas de Orleans”, afirmou.
A proposta é que a equoterapia seja realizada mediante a contratação de serviços especializados, inicialmente, devido à necessidade de uma estrutura adequada. Essa terapia com cavalos proporciona uma variedade impressionante de estímulos, cerca de 1825 tipos diferentes, o que pode ter um impacto positivo no desenvolvimento das crianças autistas.
Regiane também anunciou que um próximo evento já está confirmado para o mês de junho, com a participação de Marcos Petry, escritor, palestrante, músico, produtor de conteúdo no canal Diário de um Autista e autista. Esse workshop também visa abordar questões relacionadas ao autismo e à inclusão, ampliando ainda mais o acesso da comunidade a informações e debates relevantes sobre o tema.
Confira entrevista completa