Prefeito de Cocal do Sul fala sobre desdobramentos da reunião sobre a duplicação da SC- 108
Na manhã desta quinta-feira, dia 2 de maio, o Jornal da Guarujá entrevistou o prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Faveri, para discutir os resultados de uma reunião realizada com o secretário de infraestrutura do estado, Jerry Comper, ocorrida na última terça-feira, dia 30.
O tema central da entrevista foi a tão aguardada duplicação da SC-68, uma questão de grande importância para toda a região. Antes de abordar o assunto principal, Faveri compartilhou informações sobre as chuvas que afetam a região desde segunda-feira, 29.
“Estamos mantendo aqui as limpezas e desobstrução de bocas de lobo, toda a questão de manutenção para que evitemos problemas maiores. A gente já sabe quais são as principais ruas na cidade que têm os problemas antigos de alagamento e a gente vem ao longo da nossa gestão modificando principalmente as drenagens, ampliando”, afirmou o prefeito.
O prefeito explicou as medidas preventivas adotadas pela administração municipal para lidar com as chuvas, incluindo a abertura controlada das comportas das barragens para evitar alagamentos. Ele ressaltou a importância do trabalho de prevenção e manutenção das infraestruturas urbanas para minimizar os impactos das intempéries.
“O serviço preventivo é eficaz. Nesse ano, tivemos duas vezes em que alagou um pouco mais a cidade, mas foi por causa de uma mudança meteorológica que nos pegou de surpresa. Fora isso, todas as outras vezes, com antecedência, conseguimos diminuir os impactos na cidade”, destacou o prefeito.
Quanto aos resultados concretos da reunião com o secretário de infraestrutura estadual Jerry Comper, o prefeito de Cocal do Sul revelou que o contrato para a duplicação já está firmado, com o governo estadual destinando 50 milhões de reais para as obras iniciais. No entanto, ele destacou que a empreiteira responsável pela execução da obra solicitou um adicional de 6 a 10 milhões de reais.
“A gente apresentou para o governo, que o prejuízo que o município tem é no nosso binário, o asfalto totalmente detonado, crateras que se abrem em frequência, devido a movimentação, apresentamos um projeto de quase três milhões, para a recuperação dessa malha viária no centro da cidade e fomos a princípio atendidos.
Sobre a empreiteira solicitar uma adição de valores, o prefeito de Cocal espera que seja resolvido. “Estamos confiantes de que o impasse com a empreiteira será resolvido em uma reunião agendada para a próxima segunda-feira. Cada um de nós precisa dar um passo para trás para depois poder dar vários passos para frente. O diálogo é o principal caminho”, enfatizou o prefeito.
Ao final da entrevista, quando questionado sobre seu otimismo em relação ao desfecho das negociações, o prefeito demonstrou confiança e determinação, destacando a importância do diálogo e da busca por soluções para os desafios enfrentados pela comunidade.
“Acredito que o governo e a empreiteira vão se acertar, vão se ajustar nessa segunda-feira. Sou otimista e acredito que vamos encontrar uma solução para dar continuidade a essa obra tão importante para nossa região”, concluiu.
Confira entrevista completa