Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans fala sobre o lançamento da revista “Rede Feminina em Foco”

Por Rádio Guarujá06/12/2024 11h49
Foto/Unibave

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans (RFCC), Edina Furlan Rampineli, conversou com o Jornal da Guarujá na manhã desta sexta-feira (6) sobre o lançamento da quarta edição da revista “Rede Feminina em Foco”. A revista foi lançada oficialmente na última quarta-feira (4), em um evento que marcou uma semana especial para a associação.

“Essa semana foi uma semana de glória, digamos assim, para a nossa Rede Feminina, e conseguimos lançar mais uma edição da revista “Rede Feminina em Foco”, disse Edina. A presidente detalhou a importância da revista, que traz informações essenciais sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de câncer, focando especialmente nos tipos que mais afetam a população.

A edição de 2024 trata de diversos tipos de câncer, com uma página dedicada a cada um deles. “A nossa revista é bem instrutiva, com conteúdo relevante, focando especialmente na prevenção e diagnóstico precoce. Cada mês, abordamos um tipo de câncer relacionado a uma cor específica, como o Janeiro Verde, que trata do câncer de colo de útero, ou o Outubro Rosa, que foca no câncer de mama”, explicou a presidente.

Edina também destacou a importância da campanha de conscientização. “Todos os meses, o Ministério da Saúde e outros órgãos de saúde promovem campanhas com os famosos lacinhos coloridos, alertando para a prevenção de doenças. E nós, na nossa revista, conseguimos integrar esse alerta ao nosso conteúdo”, afirmou.

A presidente detalhou ainda alguns dos principais temas abordados nesta edição. “Em março, por exemplo, trabalhamos com o Março Lilás, que trata do câncer de colo de útero, e o Março Azul Marinho, focado no câncer de intestino. Além disso, temos o Setembro Dourado, que é uma campanha especial para o câncer infanto-juvenil. Esse é um tema muito importante, pois sabemos que a detecção precoce do câncer infantil aumenta as chances de cura”, explicou Edina.

Sobre a questão do HPV, Edina também não poupou palavras. “O HPV é um vilão silencioso, e a vacina contra ele pode prevenir diversos tipos de câncer, como o de colo de útero, pênis, vulva e até o câncer de garganta. Por isso, as campanhas nas escolas são tão importantes. É essencial que os pais levem seus filhos para a vacinação antes do início da atividade sexual”, alertou.

A revista também conta com depoimentos de mulheres que diagnosticaram o câncer precocemente e estão no processo de tratamento. “Essas mulheres, que chamamos de ‘nossas guerreiras do dia a dia’, são um exemplo do que a detecção precoce pode fazer. Elas diagnosticaram seus cânceres a tempo e estão quase no final do tratamento. Elas nos ensinam a importância de realizar os exames preventivos, tanto para mulheres quanto para homens, que também precisam fazer o exame de próstata”, disse Edina.

Sobre a distribuição da revista, a presidente explicou que, por conta de patrocínios, a edição de 300 exemplares foi possível. “Graças aos nossos patrocinadores, conseguimos publicar essa edição. Vamos distribuir a revista nas unidades de saúde, nas clínicas, nas escolas e também para nossos parceiros. Estamos fazendo de tudo para que as informações cheguem ao maior número de pessoas possível. Quem quiser um exemplar, pode entrar em contato conosco”, finalizou.

Confira entrevista completa

0
0

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS