Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

“Brasil está nas mãos de criminosos”, Diz deputado Sargento Fahur sobre anulação de condenações da Lava Jato

Por Rádio Guarujá31/10/2024 11h45
Foto/reprodução Câmara dos deputados

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, anulou todas as condenações do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, na Operação Lava Jato. Mendes baseou sua decisão na suspeição do ex-juiz Sérgio Moro em processos que envolvem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, entendendo que Moro teria agido com motivações políticas para prejudicar o partido. A medida causou indignação entre apoiadores da operação, que havia levado à prisão diversos empresários e políticos envolvidos em corrupção.

Um dos críticos da decisão foi o deputado federal Sargento Fahur (PSD-PR), que chamou a decisão de “vergonha” e “um ataque direto contra a sociedade brasileira”. Em entrevista ao Jornal da Guarujá na manhã desta quinta-feira, 31, o parlamentar declarou que “essas decisões do ministro do STF, Gilmar Mendes, são uma vergonha, uma aberração, um ataque direto contra a sociedade, contra o povo brasileiro e contra a Operação Lava Jato”, e disse que o STF “vem anulando condenações” em favor de “grandes políticos e empresários”.

“A Lava Jato foi uma limpeza para o Brasil, mostrou que ninguém estava acima da lei, nem empresários, nem políticos”, afirmou Fahur, ressaltando o impacto internacional da operação, mencionando que “a operação repercutiu no mundo inteiro: a Inglaterra, os Estados Unidos. Sérgio Moro se transformou num herói do combate à corrupção, junto com o ex-deputado federal Deltan Dallagnol, entre outros procuradores federais.”

O parlamentar expressou ainda sua insatisfação com o histórico do STF, ao afirmar que “essa decisão do ministro Gilmar Mendes, que já tem um histórico de soltar criminosos famosos, tanto que virou meme no Brasil, quando se tem um crime, acontece um crime, já se comenta nas redes sociais: ‘Gilmar Mendes está preparado para soltar’. Virou meme vergonhoso.” Ele também destacou que “não vejo elementos sólidos para a anulação dessas condenações; pelo contrário, vejo elementos sólidos para manter a condenação desses bandidos que tanto roubaram, tanto mal causaram ao Brasil.”

Questionado sobre a defesa de José Dirceu, que alegou que os processos foram direcionados para prejudicar o então presidente Lula, o deputado afirmou que “a defesa do José Dirceu está fazendo o papel dela, né? E ganhou como prêmio uma cadeira no STF”, referindo-se à atuação do advogado de defesa. Ele completou dizendo que “se o subordinado comete crimes com a anuência do chefe, nada é mais justo do que condenar também o chefe, no caso, Luiz Inácio Lula da Silva.”

Ao ser questionado sobre os efeitos dessa decisão no combate à corrupção, o deputado criticou a atuação do Supremo: “A atuação do STF, nesse caso dos ministros Gilmar Mendes e do Dias Toffoli, que estão anulando condenações e decisões da Lava Jato, é vergonhosa, uma aberração, e terá sérias consequências para o Brasil, porque isso vai incentivar grandes políticos e empresários a continuarem a roubar e a desviar recursos.”

Para finalizar, o deputado fez um alerta sobre o impacto de decisões judiciais que desmantelam operações anticorrupção: “A Lava Jato era um freio para esse tipo de criminoso, e eles vendo que a máxima instância do STF é conivente com eles, vão continuar rolando com o dinheiro público. Salvem as almas, fujam para as montanhas. O Brasil está nas mãos de criminosos.”

Confira entrevista completa

0
0

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS