Cadastro Agropecuário: Produtores devem atualizar informações até hoje
Todo produtor rural precisa manter atualizadas as informações de sua propriedade no Cadastro Agropecuário. A atualização pode ser feita através do site https://conecta.cidasc.sc.gov.br, e o prazo termina hoje, 30.
Dados precisos e atualizados são essenciais para a eficiência do trabalho de defesa agropecuária. Essas informações ajudam os profissionais da CIDASC a agir com mais eficiência e rapidez para combater doenças nos rebanhos, além de permitir um melhor planejamento dos programas sanitários e das políticas públicas voltadas ao setor.
O Jornal da Guarujá conversou nesta terça-feira, 30, com Carmen Regina Vieira, médica veterinária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), sobre a importância da atualização cadastral.
“O cadastro agropecuário é uma das ferramentas mais importantes para o nosso trabalho de defesa. Com esse cadastro, podemos antecipar ações, entrar em contato rapidamente com o produtor e saber quais espécies ele tem na propriedade. Isso facilita o rastreamento de doenças e a prevenção de surtos”, explicou Carmen.
Ela ressaltou que, mesmo com o prazo terminando hoje, os produtores ainda podem atualizar suas informações posteriormente. “No site da CIDASC, o produtor abre o link e responde algumas perguntas em dois minutos. Se tiver dificuldades de acesso à internet, os escritórios da CIDASC e do ICASA estão à disposição para ajudar na atualização do cadastro.”
O cadastro não gera custos adicionais para os produtores e facilita a comunicação com a CIDASC. “O produtor que realiza o cadastro não terá nenhuma cobrança de tributo a mais. Pelo contrário, facilita nossa comunicação com ele e vice-versa, principalmente para reportar e prevenir doenças”, destacou Carmen.
A médica veterinária lembrou que o cadastro ajuda no planejamento dos programas sanitários e das políticas públicas. “Conseguimos levantar o número de propriedades, os tipos de rebanho e quais ações devem ser priorizadas em cada município. Isso é crucial para canalizar programas e ações conforme a necessidade local.”
Carmen informou que a expectativa é aumentar em 30% o número de propriedades cadastradas. “Muitas vezes, o produtor nos procura dizendo que não tem cadastro. Aproveitamos para providenciar isso imediatamente.”
O cadastro agropecuário é fundamental para que Santa Catarina continue sendo um dos estados líderes em defesa agropecuária no Brasil, garantindo produtos de qualidade para a população.
Para atualizar o cadastro, acesse https://conecta.cidasc.sc.gov.br. Caso encontre dificuldades, o produtor rural deve procurar um escritório local da CIDASC ou do ICASA.
Confira entrevista completa: