Desenvolvimento regional em pauta: Entrevista com Beto Martins
Secretário Estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, aborda o marco histórico na concessão do Aeroporto Regional Sul e investimentos significativos para fortalecer a infraestrutura em Imbituba
Na manhã desta sexta-feira, o Jornal da Guarujá entrevistou Beto Martins, Secretário Estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, para discutir duas pautas de grande relevância para o desenvolvimento regional em Santa Catarina.
O Governador Jorginho Mello anunciou na terça-feira, dia 7, a abertura do processo de concessão patrocinada do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, conhecido como Aeroporto de Jaguaruna. A empresa vencedora será responsável pela exploração, manutenção e expansão do aeroporto pelos próximos trinta anos. Participam do processo a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias e a Secretaria da Fazenda.
Na entrevista, Beto Martins destaca a importância histórica desse marco para o Estado, sendo a primeira parceria público-privada (PPP) da história de Santa Catarina. Ele explica que a concessão patrocinada é viável devido ao aporte de recursos tanto da iniciativa privada quanto do Governo do Estado, permitindo investimentos de 60 milhões na expansão e revitalização do aeroporto. A nova pista terá 45 metros de largura por 2.500 metros de comprimento, possibilitando a chegada de aeronaves de grande porte. Além disso, a concessão de trinta anos permitirá ao vencedor explorar diversas fontes de receita, como taxas de embarque, publicidade, estacionamento, restaurantes e até mesmo a possibilidade de construir uma área de armazenagem para cargas.
Martins enfatiza que a mudança cultural na região é essencial para garantir a sustentabilidade do aeroporto, incentivando os passageiros a utilizarem o Aeroporto de Jaguaruna em vez de deslocarem-se para outros aeroportos regionais. Ele destaca ainda a importância da futura lei de incentivo à aviação regional em Santa Catarina, que oferecerá descontos significativos no querosene de aviação, reduzindo os custos das companhias aéreas e incentivando-as a operar em mais aeroportos catarinenses.
O leilão para a concessão está agendado para 7 de fevereiro de 2024, e o secretário expressa otimismo na atração de empresas interessadas, planejando ações de divulgação e reuniões com o mercado até a data do leilão.
Investimentos em Infraestrutura em Imbituba
O Governador Jorginho Mello autorizou o repasse de quase vinte milhões de reais para duas importantes obras de infraestrutura em Imbituba. Um convênio de 17,6 milhões será destinado à revitalização da Avenida Renato Ramos da Silva, ou acesso ao sul de Imbituba, utilizando recursos do Porto de Imbituba. Além disso, dois milhões de reais, provenientes do Governo do Estado, serão destinados à pavimentação da Avenida Central da Praia do Rosa.
Beto Martins destacou que os recursos não sairão da Caixa do Estado, mas sim dos lucros do Porto de Imbituba, que nos últimos anos tem apresentado resultados positivos. Ele ressaltou a singularidade do uso desses recursos para obras viárias que impactam diretamente no acesso ao Porto.
Confira entrevista completa