Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Dr. Marcelo Cardoso comanda projeto de otoplastia gratuita para crianças e adolescentes carentes no Hospital Santa Otília

Por Rádio Guarujá24/10/2024 13h21
Foto/Reprodução Instagram

O Hospital Santa Otília anuncia a realização de cirurgias corretivas de orelha, conhecidas como otoplastia, sem custo para os pacientes. Este projeto é voltado para crianças e adolescentes que enfrentam problemas estéticos relacionados às orelhas, que podem impactar  a autoestima. A iniciativa do médico cirurgião Dr. Marcelo Cardoso, conta com o apoio da direção do hospital.

Em entrevista ao Jornal da Guarujá na manhã desta quinta-feira, 24, Dr. Marcelo explicou que o objetivo é beneficiar crianças e adolescentes carentes que frequentemente sofrem bullying na escola, mas que não teriam condições financeiras para arcar com os custos de uma cirurgia plástica. “Estamos realizando a cirurgia de otoplastia de maneira totalmente gratuita. Esse projeto foi desenvolvido por mim e pela direção do hospital”, destacou o médico.

Quando questionado sobre a elegibilidade dos pacientes, Dr. Marcelo esclareceu que apenas crianças e adolescentes poderão participar do projeto. “Entendemos que uma criança e um adolescente dependem dos pais, que muitas vezes não têm condições de pagar pela cirurgia”, explicou.

Os casos de crianças e adolescentes com orelhas em abano são bastante comuns, conforme relatou o médico. “Após o nascimento, os pais costumam perceber que a orelha está um pouco aberta. Normalmente, o pavilhão da orelha deve estar a cerca de 20 centímetros do crânio, enquanto o ideal é que esteja próximo da cabeça”, detalhou.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar a recepção da Fundação Hospitalar Santa Otília, onde preencherão um cadastro e apresentarão os documentos solicitados. A psicóloga do hospital, Dra. Ana, realizará uma triagem dos cadastros e chamará os pacientes para uma entrevista a fim de confirmar as informações. Após essa etapa, os pacientes passarão por uma consulta com Dr. Marcelo e as cirurgias serão agendadas.

“As inscrições estão abertas e não têm prazo para fechamento. Vamos seguir a ordem de chegada e aqueles que se enquadrarem nos critérios serão chamados para a cirurgia gratuita”, afirmou o médico. Na primeira etapa do projeto, que ocorrerá em novembro, estão previstas entre cinco a nove cirurgias.

Dr. Marcelo comprometeu-se a destinar um dia por mês exclusivamente para realizar as cirurgias do projeto, com a intenção de que ele se perpetue no tempo. “Quero que esse projeto continue sempre, estendendo-se não apenas para a nossa cidade, mas para toda região”, ressaltou.

Sobre o procedimento, o médico explicou que a otoplastia é uma cirurgia não invasiva, com duração de aproximadamente duas horas, dependendo da complexidade do caso. Após a cirurgia, os pacientes usarão uma faixa por cerca de 60 dias, que será fornecida gratuitamente pela JetMed de Orleans. A recuperação completa leva em média 15 dias, e os pacientes poderão retornar às atividades físicas em aproximadamente 30 dias.

A iniciativa visa atender crianças e adolescentes que sonham com a correção estética das orelhas, mas que não têm condições de arcar com os custos. “Queremos alcançar aqueles que realmente precisam e que, muitas vezes, sofrem com a falta de autoestima por conta desse problema”, concluiu Dr. Marcelo.

Confira entrevista completa

0
0

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS