Entrevista com o presidente da Radar, José Altair Back
Na manhã desta quarta-feira, 8, o Jornal da Guarujá conversou com um dos maiores especialistas em segurança privada do estado de Santa Catarina. José Altair Back é diretor-presidente e proprietário da empresas Radar, que há 30 anos é uma das mais conceituadas no sul do Brasil. Com vasta experiência no setor, Bach compartilhou sua trajetória e visão sobre a evolução da segurança nos dias atuais.
O tema central foi a importância da segurança patrimonial e corporativa nos dias de hoje. Bach destacou a responsabilidade do Estado nesse aspecto e explicou como a falta de estrutura leva à terceirização dos serviços de segurança. Ele próprio testemunhou essa demanda crescente durante sua jornada profissional.
“A segurança é de responsabilidade do Estado, mas, como o Estado não tem estrutura para atender, então ele concede a cada ano através da Polícia Federal, uma autorização para a empresa que presta serviço pra comunidade”, explicou Back.
A origem humilde de Bach, vindo de uma família ligada à agricultura, contrasta com seu papel atual como um dos principais empreendedores do setor. Sua entrada na área de segurança começou de maneira inesperada, quando ingressou no exército e posteriormente recebeu uma proposta para trabalhar na área de segurança da empresa Eliana
O ponto de virada ocorreu em 1993, quando Bach teve a oportunidade de montar sua própria empresa de segurança, a Radar. Inicialmente, focou em clientes pequenos e médios, expandindo gradualmente para se tornar uma referência no mercado.
A conversa também abordou a evolução tecnológica e sua interseção com a segurança. Bach enfatizou como a tecnologia tem sido uma aliada crucial na prevenção de crimes e na proteção do patrimônio.
“Os meios de comunicação hoje estão muito fáceis. Tanto para nós quanto para o lado que faz o mal também. Então, a gente tem que estar sempre atento, trabalhando para estar à frente para não poder perder essa luta para eles”, destacou Back sobre a importância da inovação tecnológica.
Bach também compartilhou o orgulho da empresa em ser apoiadora do projeto “Agora que são Elas”, projeto da Rádio Guarujá e do Portal Ligado no Sul que valoriza as mulheres mais influentes para Orleans.
O presidente da Radar também falou sobre a importância de dar espaço para as mulheres no mercado de trabalho. “Nós fomos pioneiros na área da eletrônica e também fomos pioneiros em colocar vigilantes femininas. Elas têm um tino diferente e se encaixaram muito bem no mercado hoje”.
Quanto à abrangência geográfica da empresa, Back mencionou que a Radar, com sede em Criciúma, atua com Vigilância Humana, Vigilância Eletrônica, Limpeza e Conservação, Jardinagem e Mão de Obra Especializada, atende toda a região Sul, desde Imbituba até Passo de Torres e possui autorização da Polícia Federal para atuar em todo o estado de Santa Catarina.
Confira entrevista completa