Entrevista: Prefeito de Chapecó instala porta giratória de segurança em escolas
Iniciativa aconteceu antes do último ataque à creche de Blumenau
O recente ataque em uma creche de Blumenau, no Vale do Itajaí acendeu mais uma vez o alerta contra este tipo de crime nas escolas. Quatro crianças entre 4 e 7 anos foram mortas com uma machadinha, por um homem que pulou o muro da creche.
Diante disso, não só o estado, mas também o país vêm buscando alternativas para impedir estas situações.
Em Chapecó, no oeste do estado, o prefeito do município João Rodrigues, já implantou 5 portas giratórias na entrada das escolas municipais, além de guardas armados, levantamento dos muros e outras ações para a segurança escolar.
Em entrevista ao Jornal da Guarujá, na manhã desta terça-feira, dia 18, o prefeito de Chapecó explicou que estas ações vêm sendo realizadas desde o atentado à escola do município de Saudades, que ocorreu em maio de 2021.
“Logo após o episódio ocorrido em Saudades, determinei que fosse feito um estudo e a colocação de portões com detectores de metal nas escolas municipais. Então, já implantamos cinco portas giratórias, estamos licitando mais doze e já levantamos mais treze, serão 30 escolas com portão e detector de metal. Mas não é só isso. Mandei levantar toda o muro de todas as escolas , também compramos 85 sirenes, cada escola vai ter a sua sirene para acionar o botão do pânico. Contratamos 54 policiais civis, militares e agentes prisionais que estão aposentados e que possuem porte de arma e estão trabalhando como seguranças nas escolas. É um segurança extremamente qualificada e completa nas escolas municipais de Chapecó”, afirma Rodrigues.
Rodrigues diz que estas ações se tornaram prioridade diante dos eventos de ataques às escolas no país. ” Eu sempre pautei na minha vida pública tenha pressa, eleja prioridades e não fique em dúvida no que é preciso fazer. Estamos a 15 dias do corrido em Blumenau, já contratei 54 homens que estão em cargos comissionados criados e aprovados por uma unanimidade na Câmara de Vereadores como coordenadores segurança. Já contratei portas com detectores de metal, já contratei empresa que estão levantando os muros das escolas, isso se chama resposta rápida, mas não é o prefeito especificamente, é a união da cidade. Prefeito, secretários municipais e a Câmara de Vereadores ajudando”.
O prefeito de Chapecó destaca ainda que no dia 24, será realizado um curso de capacitação para todos os professores da rede pública e rede privada, para que os professores saibam como agir e se defender diante de um ataque.
João Rodrigues lembra ainda que a cidade possui 5 equipes multidisciplinares com psicólogo, psicopedagogo, assistente social e coordenador que com a ajuda dos pais podem identificar algum comportamento estranho dos filhos. “Nós conseguimos tanto apoio, de tal maneira que toda a sociedade participa da operação. Ela começa em casa, todos os pais averiguando a mochila do filho e vendo o comportamento do filho”, finaliza
Confira entrevista completa aqui: