Gabriel Bianco, o vereador mais jovem de Orleans, surpreende ao anunciar que não buscará a reeleição
*Entrevista ao Jornal da Guarujá revela a trajetória política do jovem vereador, sua atuação na Câmara de Vereadores e os planos para o futuro
Com apenas 25 anos e o vereador mais jovem da história de Orleans, Gabriel Bianco, vereador pelo MDB concedeu uma entrevista ao Jornal da Guarujá na manhã desta terça-feira, 9, para avaliar seu mandato e discutir as perspectivas para as eleições de 2024.
Ao ser questionado sobre sua trajetória política, Gabriel destacou sua entrada no cenário político aos 22 anos, sendo o vereador mais jovem da história de Orleans. Anteriormente, atuou como chefe de gabinete no primeiro mandato do prefeito Jorge Koch, destacando a oportunidade de aprendizado e a chance de contribuir para o município. Após quatro anos, concorreu e conquistou uma vaga na Câmara de Vereadores, obtendo expressivos 527 votos.
Questionado sobre sua atuação na Câmara, Gabriel destacou a importância de sua formação em direito, que proporcionou uma análise mais aprofundada dos projetos de lei e a capacidade de propor emendas e reformulações.
Durante seu tempo na Câmara, Gabriel também atuou como líder do governo, enfrentando as pressões e críticas da oposição. Questionado sobre como lidou com isso, ele enfatizou que o papel do líder do governo é defender as pautas legislativas, não sendo um “pombo-correio” e sim um elo entre o legislativo e o executivo.
O vereador havia sido cogitado para a presidência da Câmara, mas a decisão final recaiu sobre a vereadora Maiara Dal Ponte, que assumirá o cargo em fevereiro. Em julho uma nova reunião será realizada para decidir quem será o novo presidente da Câmara até o final desta gestão. “Todo vereador deseja ser presidente da Câmara de vereadores. Em julho a gente deve escolher entre mim e o vereador Cristovão (Crocetta) para este segundo período de presidência”.
O ponto mais surpreendente da entrevista foi a declaração de Gabriel sobre sua decisão de não buscar a reeleição. Ele enfatizou que a política é temporária em sua vida e que deseja focar em seus negócios e vida privada nos próximos anos. Apesar da surpresa, ele afirmou que a decisão foi tomada após muita reflexão e que essa decisão foi repassada ao seu partido, que recebeu com bastante surpresa.
Questionado sobre possíveis chateações dentro do partido, Gabriel assegurou que não está chateado e expressou gratidão ao seu partido, o MDB e aos colegas vereadores.
O mais jovem vereador de Orleans deixou claro que, apesar de não estar mais na corrida eleitoral, não se afastará completamente da política. Deixou em aberto a possibilidade de contribuir de outras maneiras, seja no setor privado ou mesmo em futuros projetos políticos, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento da cidade.
Gabriel encerrou a entrevista reforçando sua crença na importância de políticos bem-intencionados para o desenvolvimento da sociedade.
Confira entrevista completa: