Governo lança oficialmente planejamento turístico para a temporada de frio
"É o avanço do aproveitamento turístico durante o ano inteiro", afirmou Evandro Neiva, secretário de Estado do Turismo
O governo de Santa Catarina lançou nessa terça-feira, a Estação Inverno Santa Catarina, dentro do calendário turístico do estado, que vai de 1º de junho a 30 de setembro. Uma ação conjunta de vários órgãos públicos estaduais, com a participação do Sebrae e Fecomercio-SC, que vai transformar, em poucos anos, a maneira do estado se posicionar como destino turístico na estação mais fria do ano.
“O governo ontem deu um belo passo e vai colocar muita força não só durante o inverno, na programação real. Nós estávamos indo para as feiras vender só Sol e Mar, nós não tínhamos o produto “Inverno”, agora nós vamos ter, nós vamos pro mercado, avisando que temos duas temporadas estabelecidas em Santa Catarina”, destacou Evandro Neiva, secretário de Estado do Turismo.
Segundo o secretário, não havia um planejamento nítido sobre o turismo de inverno em Santa Catarina, o que era pouco explorado. Neiva lembrou ainda que este é o início de um grande trabalho de planejamento para tratar o calendário turístico do estado.
Perguntado sobre a comparação da serra gaúcha com a serra catarinense, o secretário afirmou que muito do que foi trabalhado para o sucesso do turismo de inverno no estado vizinho, será utilizado para o desenvolvimento do turismo do estado.
“Nós vamos usar muito do que a serra gaúcha desenvolveu nesses último anos. Nós temos uma serra belíssima com outras experiências como o turismo de contemplação, o que falta é uma capacitação e isto já está acontecendo. os municípios estão se capacitando, estão fazendo o seu papel.”, ressaltou.
O secretário lembrou ainda que, para o turismo de inverno se tornar parte consolidada do calendário turístico do estado é necessário que os municípios queiram o turismo e estejam dispostos.
“O turismo traz uma demanda grande de serviço. você tem que trabalhar no final de semana, você tem que trabalhar em outros horários, você tem que servir, então esse entendimento é muito importante e isso está bem amadurecido”.
Confira entrevista completa aqui: