Inscrições abertas para o maior concurso público da história da educação catarinense
Entrevista com a diretora de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação, Dionice Maria Paludo
A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina anunciou a abertura das inscrições para o maior concurso público já realizado na área educacional do estado. Os interessados têm até o dia 12 de agosto para se inscrever no site da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O edital completo, o quadro de vagas e o cronograma estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Educação.
Nesta primeira chamada, estão previstas mais de 6.500 vagas, sendo quase 5.000 destinadas ao cargo de professor. Além das oportunidades para docentes, o concurso também oferecerá vagas para áreas administrativas e pedagógicas, incluindo cargos de assistente de educação, assistente técnico-pedagógico e especialistas. Os profissionais selecionados atuarão nas escolas estaduais de Santa Catarina.
As provas serão realizadas em duas datas: 22 de setembro para os cargos de professor e 29 de setembro para os demais cargos. A previsão é que o resultado final do concurso seja divulgado em novembro, com a nomeação e o início do exercício dos aprovados previstos para fevereiro de 2025.
O Jornal da Guarujá conversou com Dionice Maria Paludo, Diretora de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação, sobre o funcionamento do concurso. Segundo Dionice, o concurso visa preencher um total de 10 mil vagas ao longo dos quatro anos de sua vigência. “Nesta primeira etapa, em 2024, disponibilizaremos 6.500 vagas, sendo 4.900 para professores e o restante para cargos administrativos e pedagógicos”, explicou.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da FURB, onde devem ler o edital 1739/7/24 e completar o cadastro. O prazo para inscrições vai até 12 de agosto, e a taxa de inscrição é de R$ 150, podendo ser paga até o dia 13 de agosto.
A prova objetiva e discursiva avaliará os conhecimentos e habilidades dos candidatos, com questões classificatórias e eliminatórias, além de uma prova de títulos apenas para pontuação adicional. As provas serão realizadas em 23 municípios de Santa Catarina, e os candidatos poderão escolher o local de prova ao se inscrever.
Dionice também ressaltou que a escolha do município para o exercício do cargo será feita com base na classificação dos candidatos e na disponibilidade de vagas. “Os melhores classificados terão a oportunidade de escolher entre as vagas disponíveis, e a posse será dada a partir de fevereiro de 2025”, afirmou.
Para mais informações, os candidatos podem acessar o site da FURB e o site da Secretaria de Estado da Educação.
Confira entrevista completa