Jornal da Guarujá em primeiro lugar na Região: Renato Rampinelli detalha pesquisa realizada pelo IPC
O Jornal da Guarujá, líder de audiência na região com 28,5% e em Orleans com 39,2%, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Catarinense (IPC), conversou com Renato Rampinelli, CEO e diretor do IPC, nesta segunda-feira, dia 1º. Rampinelli detalhou a metodologia e os resultados da pesquisa que analisou a audiência de rádio em seis cidades catarinenses: Orleans, Pedras Grandes, Braço do Norte, São Ludgero, Urussanga e Lauro Müller.
“A pesquisa, o objetivo dela, quando a rádio nos contratou, foi para identificar o share de mercado, a fatia de mercado, e entender o comportamento do rádio ouvinte nessas seis cidades.” Ele explicou que a pesquisa foi realizada entre 27 de novembro e 5 de dezembro de 2023, com uma amostragem de 800 entrevistas, o que representa uma margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. “A gente fez uma amostragem de 800 ouvintes de rádio e não ouvintes da rádio Guarujá, ou da rádio B, ou da rádio C. Foi uma amostragem de ouvintes de rádio no geral.”
A pesquisa contou com uma equipe de cinco a seis pesquisadores e um coordenador de campo, com uma semana dedicada ao trabalho de coleta de dados. Rampinelli destacou o processo de fiscalização, que inclui a revisão diária dos dados coletados para assegurar a qualidade e precisão das informações. “Temos um coordenador que monitora os questionários e realiza ajustes, e uma segunda etapa de conferência dos dados no escritório para garantir a excelência dos resultados”, explicou.
“A pesquisa foi conduzida de maneira semelhante às pesquisas eleitorais, respeitando o peso da população de cada cidade para garantir a precisão dos resultados”, afirmou Rampinelli. “O filtro inicial foi verificar se o indivíduo ouvia rádio, e somente esses foram incluídos na amostra. Aproximadamente 1.200 a 1.300 pessoas foram abordadas para alcançar os 800 ouvintes de rádio necessários.”
O Rádio Continua Forte
Contrariando a ideia de que o rádio está morrendo com a chegada da internet, Rampinelli comentou: “Eu acho que com a desinformação que existe hoje, muita desinformação, os veículos tradicionais ficaram o fiel da balança. As pessoas buscam os tradicionais para escutar a verdade. De um modo geral, onde a gente faz as pesquisas, o rádio tem ainda uma influência muito forte, muito forte. Dependendo da cidade, a média é de 70% a 80% de pessoas que são movidas pelo rádio.”
O CEO e diretor do IPC também comentou sobre a migração da Rádio Guarujá do AM para o FM em 2021 e a mudança de sua programação. “A transição do AM para o FM foi um avanço natural na tecnologia. A mudança de formato não prejudicou a emissora; pelo contrário, a qualidade melhorada e a tradição de 75 anos ajudaram a fortalecer a marca e a audiência”, destacou.
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