Outubro Rosa: Unidos na luta contra o câncer
Entrevista com Edina Furlan Rampineli: Presidente da Rede Feminina de combate ao câncer de Orleans
Em mais uma rodada de entrevistas sobre a importância do Outubro Rosa, o Jornal da Guaruja recebeu em seus estúdios, Edina Furlan Rampineli, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans, Durante a entrevista, a presidente abordou a importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero, além de destacar as ações realizadas pela rede em sua nova sede.
Com a nova sede, inaugurada em maio, Edina afirmou que o novo espaço proporcionou aumentar a capacidade de atender às mulheres de forma mais eficaz.
A presidente explicou que durante todo o mês de outubro, a Rede Feminina realiza ações nas escolas e empresas distribuindo materiais para conscientização. Ela enfatizou que o diagnóstico precoce do câncer de mama oferece uma alta probabilidade de cura, mas muitas pessoas ainda têm medo de realizar exames preventivos.
Edna também destacou o papel da Rede na orientação das mulheres sobre como fazer o autoexame de mama e o exame preventivo de colo do útero. Ela enfatizou a importância de superar as barreiras, como falta de tempo e recursos, para realizar esses exames.
Além disso, Edna mencionou a existência de grupos de apoio, como o “Força Amiga,” que oferecem orientações, palestras e momentos de lazer para as pacientes. Ela ressaltou que a Rede feminina visa não apenas à prevenção, mas também ao apoio às mulheres que enfrentam o câncer.
Ainda durante a entrevista, Edina falou sobre a Rede Masculina, que foi criada para conscientizar os homens sobre a importância dos exames de saúde e da prevenção de doenças, incluindo o câncer de próstata.
A entrevista também abordou a vacinação contra o HPV, destacando sua importância na prevenção de câncer de colo de útero e outras doenças. Edna ressaltou que a vacina é gratuita e disponível para crianças de 9 a 14 anos.
A entrevista enfatizou a importância da conscientização sobre a prevenção do câncer, a disponibilidade de serviços gratuitos e o papel fundamental da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans.
Confira entrevista completa