Papa nomeia novo bispo da Diocese de Tubarão
Nomeação foi divulgada nesta quarta-feira, 3
O sétimo bispo da história da Diocese de Tubarão foi nomeado, na manhã desta quarta-feira, 3, pelo Papa Francisco. Dom Adilson Pedro Busin, atualmente é bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre.
Desde março de 2022, a diocese tubaronense, que comemora 69 anos em 2023, estava vacante. O último bispo foi dom João Francisco Salm, atualmente na diocese de Novo Hamburgo.
Dom Adilson nasceu em 20 de maio de 1965, em Sarandi, Arquidiocese de Passo Fundo (RS). Estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (RS) e Teologia no Instituto Teológico São Paulo em São Paulo (SP).
Fez a profissão religiosa em 31 de maio de 1992 como membro da Congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos) e foi ordenado sacerdote em 9 de janeiro de 1993.
Dom Adilson foi animador vocacional e reitor do Seminário Menor de Ciudad del Este, no Paraguai. Desempenhou as funções de mestre de noviços, superior provincial, vigário da Região sul-americana e presidente da Associação Scalabriniana para o Serviço dos Migrantes. Fez mestrado em Ciências da Educação na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (1996-1999). Em 27 de janeiro de 2016, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, recebendo a ordenação episcopal em 30 de abril seguinte. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e secretário do Regional Sul 3, que engloba as circunscrições eclesiásticas do Estado do Rio Grande do Sul.
Nota de saudação
Com a notícia da nomeação de dom Adilson Pedro Busin, a Diocese de Tubarão emitiu uma carta de saudação ao novo bispo. Confira na íntegra.
Caro Bispo Dom Adilson Pedro Busin
Desde o momento em que a Santa Sé comunicou a nomeação de V. Revma, pelo Papa Francisco, como o novo bispo da Diocese de Tubarão, anúncio este que soou para nós como uma alegre notícia, ansiamos por conhecer e logo acolher em nosso meio seu 7º Bispo Diocesano. Desde já lhe externamos gratidão e lhe damos nossas boas vindas.
Seu generoso sim como “servo e peregrino no amor” o colocará a serviço do povo de Deus, nesta diocese que, neste ano de 2023, completa 69 anos de
caminhada. Uma bênção para a diocese que recebe seu novo pastor para estar à frente e junto de seu povo, conduzindo-o na verdade, construindo a unidade e dinamizando a ação evangelizadora. Ao senhor, pelo seu sim, e ao papa Francisco que está confiando esta diocese ao seu pastoreio, nosso muito obrigado.
Sua nova diocese foi criada em 28 de dezembro de 1954, pelo Papa Pio XII, com a Bula Viget ubique Gentium, e foi oficialmente instalada no dia 15 de agosto de 1955. O território foi totalmente desmembrado da Arquidiocese de Florianópolis. Até 1998, a Diocese compreendia também o que atualmente é a Diocese de Criciúma. Seu território compreende hoje uma área de 4.520,587 km², onde vivem 397.854 habitantes (estimativa de 2021), dos quais 71% são católicos.
A diocese de Tubarão está constituída por 29 paróquias e um total de 405 Comunidades. Na coordenação e animação das paróquias e de outras instituições e serviços, a Diocese conta com milhares de lideranças leigas, 50 presbíteros
diocesanos e 03 religiosos, 13 diáconos permanentes e uma centena de religiosas e membros de Institutos Seculares.
Esta é a diocese que lhe aguarda e confia seu pastoreio à Nossa Senhora da Piedade, sua padroeira. Seja bem vindo!
Saudações em Cristo!
Confira o vídeo onde o Bispo saúda o povo da Diocese de Tubarão: