Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Policiais bilíngues reforçam atendimento ao público estrangeiro nas praias catarinenses

Em entrevista, Major Tiago Lemos destaca atuação da Tourist Police em Santa Catarina

Por Rádio Guarujá09/01/2025 09h36
Foto/Arquivo pessoal

Uma das novidades da Operação Veraneio deste ano é a identificação dos policiais fluentes em outros idiomas, que atenderão ocorrências envolvendo turistas estrangeiros. Esses militares utilizarão um braçal bilíngue, exibindo bandeiras dos idiomas falados e o brasão da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) com a inscrição “Tourist Police”. A iniciativa busca facilitar a comunicação e garantir uma experiência mais segura aos visitantes internacionais.

Em entrevista ao Jornal da Guarujá, o Major Tiago Lemos, comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar, destacou a importância da ação. “Hoje, a média de formação dos policiais já é de nível superior, o que traz uma bagagem de conhecimento maior. Aproveitamos isso para implementar o uso dos braçais identificadores, que mostram, por exemplo, uma bandeira da Espanha ou da Inglaterra, indicando que o policial fala espanhol ou inglês. Assim, turistas estrangeiros conseguem se comunicar e buscar informações ou assistência diretamente com esses profissionais.”

De acordo com o Major, os policiais bilíngues atuam em diversos balneários do estado, incluindo Arroio do Silva, Balneário Rincão e outras praias populares do Sul de Santa Catarina. Além disso, estão preparados para fornecer informações de utilidade pública. “Eles orientam desde acessos a prédios públicos e hospitais até pontos turísticos e locais de interesse. Quando os policiais não são da região, oferecemos aulas inaugurais para apresentar a realidade do município e preparar melhor o atendimento.”

O programa foi lançado durante a Operação Veraneio, que ocorre em períodos de grande fluxo turístico, mas a intenção é expandir a iniciativa para outras temporadas. O Major também aproveitou para reforçar dicas de segurança aos frequentadores das praias. “A segurança é feita por todos. Orientamos que as pessoas cuidem de suas casas, evitem deixar objetos de valor visíveis na praia e usem o bom senso, especialmente no consumo de álcool. Essas atitudes ajudam a evitar problemas.”

A ampliação do efetivo policial em 26% na região Sul também permitiu a implementação de outras estratégias de segurança, como o patrulhamento de bicicletas e quadriciclos, garantindo maior presença nas praias e inibindo práticas ilícitas.

Confira entrevista completa

0
0

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS