Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Tipos de sangue O, A e B Negativo precisam de doadores urgente, alerta Hemosc

Por Rádio Guarujá21/10/2024 12h45
Foto: Divulgação / SES

O HEMOSC (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) alerta para a baixa nos estoques de sangue dos tipos O e A, tanto positivo quanto negativo, além do tipo B negativo. A coordenadora técnica do HEMOSC Criciúma, Camila Rodrigues Teixeira Daminelli, conversou com o Jornal da Guarujá sobre a situação crítica e reforçou a importância da doação de sangue.

“Hoje, nossos estoques estão baixos para as tipagens O negativo, O positivo e A negativo. Qualquer pessoa pode verificar como estão os estoques acessando nosso site, onde é possível ver o nível de cada tipagem”, explicou Camila, lembrando que o centro de Criciúma atende toda a região, desde Passo de Torres até Laguna, abrangendo 25 municípios conveniados.

Ela também destacou que o processo de doação de sangue é seguro e rápido. “Todo o material utilizado é descartável e o processo, desde o cadastro até o lanche do doador, leva em média 50 minutos. A coleta de sangue, em si, dura apenas de cinco a dez minutos”, tranquilizou a coordenadora, desmistificando os temores em relação à segurança do procedimento.

Camila ressaltou a importância de manter os estoques de sangue sempre adequados, visto que a necessidade é diária. “Não existe substituto para o sangue. Todos os dias temos cirurgias, acidentes e tratamentos de doenças que dependem de transfusões para garantir a sobrevivência de pacientes”, destacou.

Embora não haja uma ação especial imediata, Camila adiantou que, em novembro, será realizada a Semana do Doador, em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, no dia 25 de novembro. A coordenadora finalizou o convite para que a população compareça ao hemocentro e faça sua doação, lembrando que todos os tipos de sangue são sempre bem-vindos.

Para mais informações, o público pode acessar o site do HEMOSC (www.hemosc.org.br) e verificar os níveis de estoque em tempo real.

0
0

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS