Urussanga enfrenta problemas no atendimento de fonoaudiologia para estudantes
O município de Urussanga, em Santa Catarina, tem enfrentado dificuldades no acesso ao atendimento de fonoaudiologia para os estudantes locais. A questão foi trazida nesta manhã de terça-feira, 5, pelo Jornal da Guarujá em uma entrevista com Luan Varnier, presidente da Câmara de Vereadores pelo MDB.
Em meio às suas obrigações em Brasília, Varnier explicou: “Estamos aqui numa agenda muito importante nos ministérios, tanto da educação quanto do desenvolvimento regional, pra levar as demandas no município de Urussanga. Nesta caminhada, nessas agendas, a gente também pretende visitar os deputados federais de Santa Catarina e também os senadores pra colocar Urussanga em evidência, pra mostrar que Urussanga existe, que Urussanga precisa e que tem bastante demandas que são importantes pra população.”
Sobre a situação da demora para o atendimento com fonoaudiólogo, o vereador informou que tem recebido diversos relatos de pais preocupados, a espera do atendimento.
“Os relatos que eu acabo recebendo nas redes sociais é de que tem pessoas esperando há mais de um ano, esperando para atendimento dos seus filhos. Essa falta de fornecimento desses fonoaudiólogos, desses profissionais, acaba causando um dano muito grande para as famílias que muitas vezes não conseguem pagar esse profissional”, relatou o vereador.
Varnier lembrou que a demanda por esses profissionais é alta, mas a oferta é limitada, o que agrava ainda mais a situação. Além disso, ele ressaltou que essa falta de acesso aos serviços essenciais compromete o desenvolvimento e a qualidade de vida das crianças, que podem enfrentar problemas na fala devido à falta de atendimento adequado.
O vereador e presidente da Câmara, também expressou sua preocupação com a falta de diálogo e cooperação por parte do Executivo municipal e disse que não há uma relação entre os poderes, que dificulta garantir que as necessidades da população sejam atendidas de maneira eficaz.
Para tentar solucionar o problema, o vereador e sua equipe estão pressionando o a administração municipal por meio de requerimentos e convocações para que os responsáveis pelas pastas envolvidas expliquem as razões por trás da falta de investimento e contratação de profissionais.
“Estamos cobrando, inclusive entra pra votação hoje um requerimento, porque nós precisamos entender qual é a causa da não contratação, qual é a causa dessa ineficiência do governo municipal com relação aos profissionais”.
Por fim, o presidente da Câmara de Vereadores ressaltou a importância do envolvimento da comunidade e dos eleitores para pressionar por mudanças e garantir que o poder público cumpra com suas responsabilidades básicas em relação à saúde e educação dos cidadãos de Urussanga.
Confira entrevista completa: